segunda-feira, 16 de abril de 2012

A Quem ri por último ri melhor


O Corinthians riu por último na primeira fase do Paulistão. Mesmo com um time formado por reservas – Chicão era o único titular em campo –, a equipe venceu a Ponte Preta por 2 a 1, em Campinas, e ficou com a liderança do Campeonato Paulista, graças ao tropeço do São Paulo diante do Linense fora de casa.
Mais do que a ponta na tabela, a vitória serviu para reforçar a rivalidade com o Tricolor: durante a semana, Luis Fabiano brincou com os alvinegros dizendo que o Timão chegava sempre atrás, numa alusão ao desembarque dos dois times no aeroporto em horários diferentes, mas com o São Paulo chegando mais cedo. Só que o clube do Parque São Jorge deu o troco em campo e deixou o rival na segunda posição do Paulistão.
Agora, o Corinthians vai enfrentar a mesma Ponte Preta nas quartas de final da competição, em jogo único, no Pacaembu, e caso vença enfrentará na semifinal o vencedor do duelo entre Guarani e Palmeiras, que será disputado em Campinas.
O otimismo é grande Alvinegro, ainda mais porque a primeira posição na tabela de classificação e a diferença de pontos deram ao time o direito de ter o mando de campo nas quartas e na semifinal. Mesmo assim, o técnico Tite prega respeito ao adversário e sabe que a vitória de ontem não serve de parâmetro para a próxima fase.
O comandante alvinegro gostou do desempenho de seus pupilos e elogiou o grupo inteiro pela campanha na primeira fase. Com uma equipe bem diferente da que o torcedor está acostumado, o Corinthians tomou a iniciativa desde o primeiro minuto, mas na etapa inicial não conseguiu transformar essa superioridade em gols. Teve até chances de marcar aos 15 minutos, quando Gilsinho cruzou na medida para Vitor Júnior que livre, na pequena área, cabeceou para fora.
Douglas, que teve a chance de começar jogando, criava as jogadas de ataque e também era perigoso. Ele cobrou uma falta com perigo, a bola desviou na barreira e quase entrou. Pouco depois, ele deu um ótimo passe para Ramón, que chutou cruzado, com perigo. A Ponte também teve algumas chances, mas pecou muito nas finalizações e, quando a direção era certa, o goleiro Danilo Fernandes defendia.
No segundo tempo, logo no primeiro minuto, Gilsinho foi derrubado por Renan dentro da área e o juiz marcou pênalti. Chicão bateu com perfeição e abriu o placar. O time da casa ainda tentava se reerguer quando tomou o segundo gol: Vitor Júnior recebeu um bom passe e chutou, Bruno Fuso espalmou para dentro da área e Weldinho empurrou para o gol aberto.
O Corinthians até teve chance para ampliar o marcador, mas acabou recuando e a partir daí a Ponte Preta pressionou. Aos 16, Roger recebeu sozinho, chutou, mas Danilo Fernandes defendeu. Ele teve outras duas oportunidade, assim como Rodrigo Pimpão. Mas a Ponte desperdiçou mais chances até que aos 44, Willian Arão atropelou Maranhão dentro da área. Renato Cajá bateu com tranquilidade e diminuiu o marcador