segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fórum reunirá maiores especialistas em saúde do país




O CARDIOLOGISTA Cláudio Domênico, curador dos encontros
Foto: Simone Marinho
O CARDIOLOGISTA Cláudio Domênico, curador dos encontros Simone Marinho
Prevenção e conhecimento. Estes são conceitos fundamentais, quando se trata de saúde. Dentre os maiores avanços da medicina contemporânea está o consenso de que a prevenção é a chave para melhorar a qualidade de vida. E para prevenir é preciso conhecer nosso corpo e o que a medicina pode nos oferecer de melhor. É dentro desses princípios que O GLOBO inicia este mês uma série de encontros gratuitos entre nossos leitores e alguns dos melhores médicos e especialistas em saúde do Brasil. Iniciativa inédita no Rio de Janeiro, a série Encontros O GLOBO Saúde e Bem-estar começa nesta quarta-feira, dia 18, com um dos temas mais relevantes em medicina preventiva, a prática de exercícios, o remédio sem efeitos colaterais para evitar doenças cardíacas, câncer, diabetes e uma série de outras doenças.
Os Encontros O Globo Saúde e Bem-Estar são realizados pelo jornal e têm a curadoria de Cláudio Domênico, um dos mais respeitados cardiologistas do Brasil, membro da Sociedade Europeia de Cardiologia. A série terá um evento por mês, na Casa do Saber, na Lagoa. E cada um dos encontros será assunto de amplas reportagens no domingo seguinte, com entrevistas e serviços para os leitores. O foco será o Rio e a saúde dos cariocas de berço ou coração.
A cada mês, um jornalista da editoria de Ciência e Saúde do GLOBO e Cláudio Domênico receberão convidados para debater um dos grandes temas da medicina. O selecionado para dar início à série foi exercícios, “o único remédio que todo médico deveria receitar”, como gosta de destacar o especialista. Num mês em que um estudo do Ministério da Saúde indicou que quase a metade dos brasileiros está acima do peso e que o sedentarismo é uma das principais causas, o tema não poderia ser mais oportuno.