quarta-feira, 11 de abril de 2012

Comitê de Combate à Seca na Bahia traça ações prioritárias


Após a divulgação de diversas ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Governo do Estado para enfrentamento à seca, nesta terça-feira (10), em Feira de Santana, o Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca se reuniu sob a coordenação da Casa Civil do Estado, para definir novas estratégias e traçar balanço sobre a situação.

A lista de ações emergenciais começou com a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), que implantará 46 sistemas simplificados de abastecimento de água entre os municípios em situação de emergência. As obras, em caráter emergencial, têm até 180 dias para serem entregues. Até o final deste semestre, serão 226 sistemas de abastecimento concluídos.
A Cerb também executará a implementação de tecnologias de aproveitamento de poços salinizados. Para isso, contará com recursos do MDA - R$ 6,2 milhões liberados hoje – e da Fundação Banco do Brasil - R$ 1 milhão. De acordo com o comitê, os municípios afetados pela estiagem terão 300 poços salinizados para a melhoria da criação de animais.

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) implantará 35 mil cisternas, sendo 12 mil com recursos do Ministério da Integração. A perfuração de poços, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), foi garantida. Em cerca de 60 dias, 29 poços estarão em funcionamento na região de Irecê. A Codevasf avalia ainda novos locais para a perfuração de poços e contará com o apoio da Cerb para a definição.