quarta-feira, 21 de março de 2012

Praia do Forte une belezas naturais e conforto no Litoral Norte da Bahia



Piscinas naturais da costa têm maré calma e são convidativas ao mergulho.
Visitantes podem contar com gastronomia local e internacional.


9 comentários
Praia do Forte (Foto: Ida Sandes/G1)Banho de mar é apreciado por causa da maré calma em Praia do Forte (Foto: Ida Sandes/G1)
Os principais atrativos de Praia do Forte são as visitas às tartarugas marinhas preservadas pelo Projeto Tamar, a observação de baleias em alguns períodos do ano no Instituto Baleia Jubarte, além do banho de mar relaxante nas piscinas naturais ao longo da costa. O passeio pode começar por uma agradável caminhada na vila que se modernizou ao longo dos anos e hoje reúne grifes e restaurantes de todo o mundo. O clima é acolhedor, com ruas de pedra, arborizadas e bem sinalizadas.
(O G1 faz uma série de reportagens sobre turismo em todos os estados onde está presente. Se você tiver dicas de destinos no estado, com descrição e fotos, envie ao VC no G1.)
O Castelo Garcia D’Ávila com sua construção datada de 1551 completa o quadro de atrações mais famosas e que hoje representa um dos principais monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro, em estilo medieval.
Ir até a Praia do Forte não é difícil. De carro, o percurso, partindo do aeroporto de Salvador, é de cerca de 50 quilômetros. A praia é um distrito do município de Mata de São João, na região metropolitana da capital. A pista é dupla na maior parte do trajeto, bem conservada e a paisagem é convidativa ao longo da BA-099 (Estrada do Coco), que dá acesso ao Litoral Norte da Bahia.
A concessionária CLN administra a rodovia e mantém um posto de pedágio com valores para veículos de passeio que variam entre R$ 4,60 (dias úteis) e R$ 6,90 (fins de semana e feriados). Outra opção é utilizar o transporte coletivo, com saídas disponíveis no aeroporto e na rodoviária da capital.
A vila é o cartão de visitas e, em meio a algumas poucas casas de moradores que resistem às mudanças, diversas lojinhas mostram aos turistas o artesanato produzido a partir do talento local. São chapéus, bolsas, redes, peças de renda e objetos de decoração que levam as características locais. Entre uma compra e outra, as tradicionais cocadas adoçam o clima do passeio.