sábado, 3 de março de 2012

PP adia convenção em Salvador


PP adia anúncio de pré-candidatura Publicada: 03/03/2012 08:49| Atualizada: 03/03/2012 08:46

Romulo Faro REPÓRTER

O PP anunciou ontem que a oficialização da pré-candidatura do secretário da Casa Civil João Leão para a Prefeitura de Salvador, marcada para o dia 11, foi adiada para o dia 30. Contudo, ao contrário das especulações, o próprio Leão garante que o adiamento nada tem a ver com a expectativa pela votação na Câmara das contas referentes aos exercícios 2009 e 2010 da gestão de João Henrique (PP).

A movimentação financeira dos dois anos chegou ao parlamento com parecer de rejeição por parte do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e aguarda o posicionamento da Comissão de Finança e Orçamento da Casa. “Não tem nada a ver”, minimizou Leão.

Em entrevista à Tribuna, o secretário voltou a mostrar tranquilidade e afirmou que o prefeito não sairá derrotado na Casa do Povo. “Tenho certeza de que as contas serão aprovadas, até porque os vereadores conhecem o prefeito João Henrique e sabem da sua seriedade e da sua competência. Eles vão levar em conta o fato de não ter havido nenhum dolo nem nada de improbidade”, disse o chefe da Casa Civil e pré-candidato progressista.
 
Assim como já explicou João Henrique, Leão voltou a dizer que o motivo da rejeição das contas no TCM foi a modificação dos critérios de avaliação da corte. “As contas foram reprovadas em educação e saúde porque o TCM mudou as regras do jogo. Em 2008, o órgão aceitou a utilização dos restos a pagar na declaração, em 2009 já não aceitou mais”.
 
Com o entusiasmo que lhe é peculiar, o articulador político de JH antecipou sua convicção de que a prestação das contas referentes ao exercício do ano passado da Prefeitura será aceita com positividade pelo Tribunal. “As contas de 2011 serão aprovadas com louvor. Já nos adequamos e entramos de vez nas regras do Tribunal de Contas”.
 
Quanto ao adiamento da festa que lançará sua candidatura, Leão explicou que a decisão foi tomada para evitar gastos excessivos do PP. “Íamos ter duas festas, uma no dia 11 para o anúncio da pré-candidatura e outra no dia 20 para minha despedida (da Casa Civil). Aí resolvemos uma só. Foi para a economia do partido. Eu que propus na reunião do diretório”, explicou o secretário. Sendo assim, a convenção acontecerá no próximo dia 30 e celebrará os dois atos citados por João Leão.