domingo, 18 de março de 2012

Centro Social Urbano oferece vários serviços gratuitos a comunidade


Apesar dos serviços gratuitos, o diretor do local, José Rocha da Silva Filho, diz que a população não conhece a função e nem o que é o Centro Social.
18/03/2012 09:30
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letraDiminuir letra



Daniela Cardoso
O Centro Social Urbano (CSU), órgão do Governo do Estado, é um centro que tem como objetivo incentivar a cultura, o lazer e o esporte. No local são oferecidos diversos serviços gratuitos, porém segundo o diretor do local, José Rocha da Silva Filho, a população não conhece a função e nem o que é o Centro Social. 
“Durante esses 34 anos de existência o CSU não foi divulgado para a população. Na Bahia existem 31 centros que ainda funcionam de forma precária, mas que está tendo alguns avanços. A gente tem desenvolvido um trabalho para resgatar a população de volta. Estamos convidando a população a conhecer os serviços”, disse.
O CSU oferece diversos serviços, entre eles está o pavilhão que cuida de 60 idosos e oferece cursos de crochê, tricô e terapia. Tem também uma escola que oferece ensino coordenado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e tem o ingresso através de sorteio. Tem ainda a escola Olga Noêmia que foi municipalizada. No local são oferecidos os serviços de saúde mental e saúde da mulher em parceria com a Uefs.
Uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em parceira com a prefeitura de Feira de Santana, também é disponibilizada no local, além de um auditório com capacidade para 300 pessoas, uma clínica odontológica, um parque esportivo, com duas quadras, um campo de futebol, um campo de areia e uma praça de skate.
José Rocha destaca que no local existe ainda uma pista de cupping, onde as pessoas pedem fazer atividades físicas com segurança. “O portão está aberto a partir das 5h30 e a população está convidada a utilizar aquele espaço que tem segurança e é arborizado”, destacou.