domingo, 4 de março de 2012

Artistas e atletas se juntam em prol de hospital de câncer ameaçado de fechar


02/03/2012 19h54 - Atualizado em 02/03/2012 19h54


Aristides Maltez é o único dedicado ao tratamento de câncer pelo SUS.
Unidade pode fechar por falta de repasse de recursos pelo município.

Do G1 BA
1 comentário
Artistas e atletas têm se mobilizado para tentar impedir a suspensão da assistência médica do Hospital Aristides Maltez, a única unidade especializada no tratamento de câncer pelo SUS na Bahia.
O hospital filantrópico, localizado no bairro de Brotas, em Salvador, vive uma crise financeira ocasionada por um rombo de R$ 13 milhões, que deveriam ter sido repassados pela Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com a direção da unidade. Em média, são três mil pacientes por dias nos ambulatórios.
O ex-BBB Lucival Costa conta que sua avó e mãe de amigos ficaram internadas na unidade para tratar o câncer. "Essas mulheres receberam todo o tratamento de forma gratuita, então durante minha vida, estive lá no hospital para visitar essas pessoas queridas. Quando fiquei sabendo que o hospital poderia fechar, achei que fosse uma daquelas brincadeiras de internet, então resolvi sair da esfera do plano da discussão de mídias sociais e resolvi ir para a prática", afirma.
Para ajudar, Lucival depositou uma pequena quantia em uma das contas bancárias da unidade. "É uma quantia irrisória, mas que pode servir para criar um efeito em cadeia. Cada centavo depositado vai fazer a diferença para ajudar muita gente”, diz o ex-BBB. Além dos recursos do governo federal e municipal, parte do orçamento do hospital é fruto de doações de voluntários. Informações sobre as contas bancárias podem ser acessadas no site da Liga Bahiana contra o Câncer, que administra o local.