terça-feira, 6 de março de 2012

Alta de 4,1% no consumo das famílias favorece pequenas e médias empresas


Retomada do crescimento do PIB no quarto trimestre do ano passado e outros fatores, como medidas para fomentar o crédito, devem manter estímulo ao consumo em 2012
Ligia Aguilhar - Estadão PME


Daniel Teixeira/AE
Daniel Teixeira/AE
A alta de 4,1% no consumo interno das famílias em 2011, com aumento de 1,1% no quarto trimestre, segundo dados divulgados nesta terça, 6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam um cenário mais otimista para as pequenas e microempresas dos setores de comércio e serviços em 2012.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google+ ::

De acordo com o economista-chefe da consultoria GS&MD – Gouvêa de Souza, Rodolfo Manfredini, a retomada do crescimento da economia no quarto trimestre do ano passado, ainda que tímido, a manutenção dos baixos índices de desemprego e o crescimento da massa salarial vão estimular o consumo em 2012. "O provável novo corte da taxa Selic, que entra na casa de um dígito, vai fomentar o investimento, o crédito e acelerar a economia, que deve crescer pelo menos 3% neste ano", diz.

A economia do Brasil cresceu de acordo com o previsto em 2011, conforme dados divulgados pelo IBGE, e avançou 2,7% no ano passado, com alta de 0,3% no último trimestre. O PIB de 2011 em valores correntes somou R$ 4,143 trilhões e o PIB per capita ficou em R$ 21.252, uma alta de 1,8%, em volume, em relação a 2010.