terça-feira, 20 de março de 2012

3 Metade das cidades brasileiras já tem acesso à internet móvel, diz estudo


  • Crescimento de internet móvel no Brasil supera a média mundial que está na casa dos 30% Crescimento de internet móvel no Brasil supera a média mundial que está na casa dos 30%
Cerca de 50% dos municípios brasileiros (48,6%) já são atendidos pelo serviço de internet móvel -- o que representa um aumento de 23,4% na cobertura de 2010 para 2011. Os dados foram revelados nesta terça (20) pela Huawei, companhia de telecomunicações, em parceria com a consultoria Teleco, em um levantamento que traça o panorama do serviço de internet banda larga no país.
Segundo o estudo, os acessos ao serviço de banda larga praticamente dobraram em um ano: passaram de 20,6 milhões para 41,1 milhões no ano passado -- vale ressaltar que nesta segunda (19) a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) atualizou o número de acessos à internet móvel, que em fevereiro deste ano chegou a 47 milhões. O ritmo de adoção da internet móvel no Brasil é superior à média mundial. O crescimento da banda larga móvel no mundo foi de 26,2%.
Quando a área de cobertura das redes 3G é considerada, cerca de 84% da população brasileira já é atendida pelo serviço. Isso, segundo a Teleco, supera a meta estabelecida pela Anatel, que devia ser atingida até 2016. No entanto, ainda há desigualdade na distribuição da rede: os Estados mais ''atrasados'' são Maranhão, Piauí e Tocantins, que têm menos de 60% da população coberta pelo serviço de internet móvel.
A projeção para o crescimento do serviço no Brasil até o final deste ano é otimista. O estudo indica que os acessos à internet móvel podem chegar à marca de 73 milhões, ou seja, também podem quase dobrar como no ano anterior. Para 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, quando a demanda pelo serviço deve ser alta, o número de acessos pode chegar a 124 milhões.