domingo, 27 de novembro de 2011

pau ferro no controle do diabetes



Fitoterapia no controle da diabetes
A Tintura de Pau Ferro é uma alternativa natural para a redução da glicemia



Segundo a Vigitel 2007 (Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis), no Brasil, cerca de 6.399.187 pessoas acima de 18 anos são portadoras de diabetes.

Maria José Pereira Mendes convive com a doença há anos. Ela procurou, no Programa de Fitoterapia da UFMA, um medicamento para a redução da taxa de glicose.

Durante três meses, Maria José usou a Tintura de Pau Ferro, produzida no Herbário Ático Seabra. Para ela, o tratamento com o fitoterápico foi bom. “A tintura é melhor que os comprimidos que usava, pois é totalmente natural”, explica.

Segundo a coordenadora do Programa de Fitoterapia, Terezinha Rêgo, a tintura surgiu do uso do chá para reduzir a taxa de açúcar no sangue. Popularmente, usava-se o caule para produzir o chá. A partir desta informação, a farmacêutica especialista em botânica iniciou a pesquisa que culminou na criação da Tintura de Pau Ferro.

O medicamento é produzido por meio da infusão da casca do caule da Apuleia ferrea, nome científico do pau ferro, em álcool vegetal, por quinze dias. Efeito semelhante pode ser conseguido através do chá, mas com uma diferença. “A tintura é mais eficaz, pois não perde o componente químico da planta”, garante Terezinha.

A matéria-prima para o chá pode ser encontrada na Horta Medicinal da UFMA, ao lado da qual se encontra o Herbário. No local, são vendidos 69 medicamentos naturais e a professora Terezinha Rêgo presta consultas à comunidade