sábado, 5 de novembro de 2011

O JOGO DA VIDA


“O jovem que aprende a jogar xadrez está mais apto a enfrentar a vida” (Burger, 1992). A citação resume os benefícios educativos da prática do jogo, reconhecidos em nível mundial. A atividade desenvolve o raciocínio e tem implicações na formação humana e moral dos praticantes.


O XADREZ é considerado, por educadores, uma poderosa ferramenta pedagógica no desenvolvimento de competências e habilidades. Não por acaso, cada vez mais, o jogo invade as salas de aula do mundo inteiro. É uma atividade que permite a disputa, em igualdade de condições, o que eleva a auto-estima e reflete positivamente em todos os  aspectos da vida. O Brasil despertou para a importância pedagógica do jogo há pouco tempo.

O MINISTÉRIO da Educação desenvolve o Projeto Xadrez nas Escolas , capacitando professores e disponibilizando material para a prática do jogo , mas a iniciativa ainda alcança poucas salas de aula . Independente do incentivo e da estrutura oficial, professores entusiastas da prática desenvolvem ações isoladas, em diferentes regiões do país, na rede pública e privada do ensino, multiplicando os benefícios do jogo entre crianças e jovens.

O APRIMORAMENTO do raciocínio lógico, útil ao entendimento das disciplinas exatas, como matemática e física, é a característica mais evidente do jogo, mas não é só isso. O aprendizado do xadrez também tem implicações na formação humana, moral do aprendiz, preparando-o melhor para   um jogo muito mais importante: o jogo da vida.

AO SEGUIR as rigorosas regras do jogo, o jovem entende a importância de respeitar as regras da vida em sociedade. Também potencializa o convívio com as diferenças, pois trata-se de um jogo democrático , que não distingue sexo , idade , religião, raça ou condição social .

O JOGO favorece a atenção e a concentração, o julgamento e o planejamento, a imaginação e a previsão, a memória, a vontade de vencer, a paciência e o autocontrole, o espírito de decisão e a coragem, a lógica matemática, o raciocínio analítico e a síntese , a criatividade , a inteligência e a organização metódica do estudo . Por isso é chamado o Jogo da Vida .

+ Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano
di.vianfs@ig.com.br