sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mulheres recorrem mais aos consultórios médicos do que os homens


Alívio nas tensões do dia a dia e melhoras para as dores de cabeça sem motivo. Estas são umas das queixas mais freqüentes em muitos pacientes que procuram agendamentos em sessões terapêuticas com psicólogos.
De acordo com a psicóloga Ana Martins, dos pacientes que recorrem às sessões terapêuticas a maioria são mulheres. “Atualmente e porque não dizer em Feira de Santana, esta crescendo cada vez mais o número de mulheres com faixa etária de 17 a 35 anos  que procuram alívio para a dor de cabeça, isso porque elas são mais vulneráveis à enxaqueca do que os homens, devido as mudanças hormonais e ao seu sistema reprodutivo”, explicou.
No aspecto emocional, Martins nos contou que um dos motivos das mulheres terem mais dores de cabeça do que os homens acontece pelo fato de que a presença feminina em um ambiente familiar é mais acarretada de atividades. “Comparando-se ao homem, a mulher tem bem mais atividade, é aquela que acorda mais cedo para prepara o lanche do filho para ir estudar, é quem na maioria das vezes acorda a noite para ver o filho quando está com febre, nas festas de escola é quem mais está presente”, comentou, “enfatizando, “por está sempre cheia de atividades, a mãe tem mais facilidade para acumular5 extresse e refletir no físico”.
Ainda de acordo com a psicóloga, a terapia é um dos tratamentos recomendados para as dores de cabeça sem justificativa física. “Uma pessoa que apresenta dores de cabeça sem um diagnóstico palpável e que a única justificativa que se apresente seja de estresse, nervosismo, a terapia com um psicólogo é fundamental para a recuperação”, frisou Ana Martins.
Para verificar a veracidade das informações da psicóloga, a nossa reportagem visitou um consultório de psicologia e observou que a maioria das pessoas que procuravam pelo atendimento eram mulheres. “Estou aqui, mas já faço acompanhamento há mais de dois anos, isso porque andava muito tensa, a cabeça só andava doendo e depois de fazer muitos exames e não resultar em nada, me mandaram fazer terapia”, contou a professora Luzia Carneiro.
Além da terapia, a professora informou para esta reportagem que outro tratamento que também foi eficaz para aliviar as dores de cabeça foi a acupuntura. “É um tratamento bastante eficaz,pena que nem todos sabem disso, digo isso porque descobrir que o estímulo das agulhas em pontos específicos, como a nuca, trapézio, braços e parte do abdomen, proporciona um equilíbrio energético em todo o organismo”, comentou Carneiro.


Por Clécia Rocha