terça-feira, 2 de agosto de 2011

Arquidiocese comemora amanhã o dia do padre



Comemorar  o dia do padre, discutindo assuntos que estão preocupando a sociedade, de modo particular a violência em Feira de Santana. É desta maneira que a arquidiocese irá comemorar hoje, na Faculdade Santana Mestra, o dia do sacerdote que é comemorado todo dia 04 de agosto.
De acordo com o arcebispo Dom Itamar Vian, um dos motivos que adiantou a comemoração do dia do padre foi a  divulgação de uma matéria do Jornal Folha do Estado, na edição de ontem (01), retratando o auto índice de homicídios na cidade, todos os padres foram convocados para uma reunião ordinária. “Vamos reunir com os sacerdotes das trinta e nove paróquias da arquidiocese, onde motivado pela manchete do jornal, julguei pertinente debater o assunto com todos eles, uma vez que a igreja prioriza a promoção e defesa da vida”, explicou.
Ainda de acordo como arcebispo, outro objetivo da reunião será o de articular entre as autoridades religiosas, uma campanha nas escolas. “Com a campanha nós pretendemos realizar um trabalho de conscientização, isso também no combate as drogas, já que 78% dos crimes são provocados por traficantes ou usuários”, adiantou Dom Itamar.
Acreditando na força da igreja para colaborar com a redução da violência, o arcebispo salienta que o que mais impressiona na vida sacerdotal é a doação integral aos fiéis. “No Evangelho de João, Jesus já deixa claro que o Bom Pastor é aquele que dar a vida pelas suas ovelhas e isto é a vida sacerdotal, onde o padre deixa tudo para servir ao povo”, comentou.
Segundo Dom Itamar, o padre está sempre presente na luta por empregos, pela saúde, educação e pela Reforma Agrária, no mutirão dos sem-teto, sem-terra. “Além disso, ele também assume a bandeira pela Segurança Pública, contra as drogas, violência, corrupção e injustiça”, frisou. 

Clécia Rocha
Jornalista em Formação