terça-feira, 26 de julho de 2011

Rio Paraguaçu atrai turistas nos finais de semana

              Situado no município de Rafael Jambeiro, o Rio Paraguaçu tem atraído pessoas de várias regiões vizinhas, onde já se tornou para muitos, uma das alternativas para o lazer nos finais de semana. Sempre aos sábados e domingos, a presença de carros, motocicletas já fazem parte do cenário paisagístico verde que também é cercado de pássaros.
Como uma das maneiras para diversão no rio, é comum observar a presença de pessoas passeando de Jet ski, andando de canoas e também existem outros que disputam o nado de um lado a outro do local. “Sempre que passo por aqui aos finais de semana, é comum observar a presença de pessoas andando de jet,nadando, outros até pescando,mas a minha preferência mesmo é comer um peixinho e tomar uma gelada”,contou Janaína Pires.
De acordo com o empresário Eduardo Medeiros, para quem mora nas cidades vizinhas, passar o final de semana no Paraguassú tem sido uma das melhores alternativas. “As vezes a gente que trabalha com comércio passa a semana muito atribulada,cheia de compromissos, preocupações e o rio está sendo o melhor lugar, tranquilo, bonito e sendo assim, o mais atrativo,para ficar melhor, só está faltando mais investimentos no ramo de hotelaria”,frisou o empresário.
Além de considerar como um lugar atraente e tranquilo há moradores do local que também observam que habitar nas proximidades do rio pode influenciar de forma positiva na aquisição de uma renda satisfatória em época de verão, uma vez que no inverno, turistas e visitantes desaparecem do local. “Vivemos em um lugar tranquilo e atrativo, isso deixa todo morador satisfeito, a única coisa é que o único proveito que nós podemos tirar é no verão,quando é possível investir em barracas nas proximidades do rio com vendas de cervejas e peixes pescados na hora”, contou a moradora do local, Maria Zilda.

Ameaças a natureza
O Paraguaçu também vive um período de ameaças, onde moradores da região retiram areia do local com a pretensão de ser usada em construções. “Vivo por aqui e sempre vejo pessoas pararem os carros e retirarem areia para usarem em construções, um lugar como este não é para ser destruído, assim eles vão acabar com o rio”, disse Luís Miguel, morador e dono de bar.
De acordo com informações de moradores da localidade, a prefeita Cibele Souza entrou com liminar na Justiça proibindo a retirada das areias nas margens do rio. Para ter mais conhecimento da proibição, procuramos a prefeita, mas não conseguimos o contato.

Clécia Rocha
Jornalista em Formação