sexta-feira, 22 de julho de 2011

Igreja garante participação na Feira do Livro


Desde a primeira realização da Feira do Livro em Feira de Santana, a Arquidiocese tem sempre colaborado para a realização do evento. Segundo o arcebispo Dom Itamar Vian, a Igreja colabora com a feira porque visa também promover a leitura, a manifestação cultural, isso porque se refere a um acontecimento que possui um espaço privilegiado para jovens, adultos, crianças que percebem no ato, a importância de praticar a leitura.
Ainda de acordo com Dom Itamar, todos os anos a Igreja participa do evento através de representantes que colaboram e participam em todas as reuniões preparatórias.
Como novidade, o arcebispo informou que este ano a arquidiocese terá um stand para expor todo o material produzido pelos membros de pastorais, padres, religiosas. “ Desses materiais que vamos colocar, muitos deles também serão destinados a vendas, isso coma finalidade de arrecadar fundos para a festa do jubileu”, disse o arcebispo, acrescentando que, “além destes materiais, nós também vamos colocar a mostra jornais, folders,informativos, tudo para a divulgação do jubileu que será no próximo ano”, adiantou.
Além da divulgação dos atos do jubileu, Dom Itamar também informou que durante a Feira do Livro, será lançada a décima edição do Livro Abrindo Caminhos. “O momento da Feira do Livro propicia várias oportunidades para quem gosta de ler, e sendo assim, nós estaremos lançando a décima edição do Livro Abrindo Caminhos, que por sinal já foi traduzido para diversas línguas e é um livro lido em todo países”, informou.
Referindo-se a feira como um momento de privilégio para quem gosta de ler, o arcebispo ainda enfatiza que mesmo com o rádio, televisão, internet, a leitura continua sendo e desenvolvendo um papel importante na sociedade. “A igreja não deve está inserida apenas nos eventos ou práticas religiosas, mas também em movimentos sociais e que são importantes para a sociedade”, acredita.
Atraindo estudantes e profissionais de todas as áreas, na Feira do Livro deste ano, artistas locais também irão participar com apresentações musicais e culturais para todas as idades. “Outro motivo que a igreja também apóia a realização de um evento deste nível, é pelo fato de que durante a realização, quem não conhece nada da história de Feira, passa a conhecer isso nas apresentações culturais que também fazem parte da programação”, comentou Dom Itamar.



Clécia Rocha
Jornalista em Formação