quinta-feira, 28 de julho de 2011

Homens vivem menos do que mulheres


De acordo com a pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, no Brasil os homens estão tendo o período de vida sete anos a menos em relação às mulheres. Este é um dado que tem causado comoção no meio feminino, até porque, a maioria das mulheres já adquiriram o conhecimento de que uma das razões principais dos homens morrerem primeiro é a falta de cuidado com a saúde.
Apontado na pesquisa como um dos motivos provocadores, muitos homens morrem primeiro do que as mulheres por vergonha de ir ao médico. “O nosso país é machista demais, mesmo que embora seja feito um trabalho de conscientização, tentando mostrar uma relativa igualdade entre homens e mulheres, o machismo prevalece”, lamentou a psicóloga Cristina Andrade.
Além da psicóloga, a enfermeira Manuela Aragão também acredita que o preconceito e a superioridade imposta pelo sexo masculino acabam prejudicando os homens cuidarem mais da saúde. “É inadmissível uma pessoa não cuidar da saúde porque tem vergonha de sofrer chacotas dos colegas, digo isso porque o câncer de próstata tem sido o principal causador da morte dos homens e mesmo com a estatística estarrecedora, eles ainda continuam sem se cuidar”, observa a enfermeira.  




Clécia Rocha
Jornalista em Formação