terça-feira, 26 de julho de 2011

Cuidar mais da saúde pode evitar AVC

                   Considerada por muitos como uma enfermidade perigosa e que deixa sequelas, o acidente vascular cerebral tem se apresentado como motivo de preocupação para muitos homens e mulheres. Segundo o neurologista Paulo Machado, o AVC, popular derrame, tem se manisfestado em muitos pacientes por falta de cuidados com a saúde.
Ainda de acordo com o neurologista, os principais sintomas da doença são tontura, desmaio e paralisia súbita. “Para que a pessoa não tenha os referidos sintomas, é fundamental para ele que sempre pratique atividades físicas, evite fumar, controle sempre a pressão arterial, o peso e também acompanhe o colesterol, seguindo essas instruções, a probabilidade de sofrer um derrame é minúscula”, orientou.
Ainda conforme o neurologista, cada parte do cérebro está ligada, basicamente a outra parte do corpo, mas como quase tudo está ligado ao sistema nervoso, uma lesão, por menor que seja, pode afetar o corpo todo, isso a depender da região e também da intensidade.
Questionado por esta reportagem sobre os quadros clínicos provocados pelo AVC, Machado explicou que existem três tipos de casos mais comuns que estão ligados à enfermidade. “Existe um primeiro caso, onde o paciente não apresenta sequela nenhuma, e o paciente pode se recuperar em minutos ou até em um dia, mas já no segundo caso, isso quando também não aparecem sequelas, mas o período para recuperação poderá ser mais longo”, disse, citando ainda que, “já no terceiro caso, o problema é mais sério, isso porque, além das consequências da doença em si, é preciso que o paciente de tenha um período de sessões com fisioterapeutas, frequente o fonoaudiólogo para acompanhar a evolução do tratamento e recuperar os movimentos do corpo, além da fala e também da digestão”, completou.


Pacientes

Conversando com um educador que já sofreu o acidente vascular, ele nos contou que uma das orientações para quem já sofreu o derrame é ter paciência e fazer muita sessão de fisioterapia. “A pessoa ter calma é fundamental, além da paciência como fator fundamental, o que mais apresentou resultados para eliminar as sequelas que tive foram as sessões com a fisioterapeuta, essa é uma situação que o melhor remédio é o exercício físico”, citou Manoelito Pires.
Segundo o educador, para perceber se a pessoa está ou não com AVC, é também fundamental pedir que ela levante os dois braços, e ao mesmo tempo sorrir. “Quem tiver sofrido o derrame irá responder neste caso com certa diferença, pois tanto o lado direito quanto esquerdo não responderá na mesma proporção”, comentou.


Clecia Rocha
Jornalista em Formaçao