quarta-feira, 13 de abril de 2011

REGULARIZAÇÂO DOS MOTOTAXI em Parauapebas

São inúmeros os danos que a falta de segurança no trânsito traz à sociedade. Preocupado com esta situação, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) padronizou o serviço de mototáxi no município, a fim de diminuir a clandestinidade e oferecer melhores condições de transporte à população.

Visto que esse tipo de transporte tem crescido na cidade, o governo municipal promoveu a regularização desses prestadores de serviço, realizando reuniões com a categoria para analisar os pontos positivos e negativos.

Os pontos negativos se devem justamente pela falta de uma legislação abrangente que pudesse respaldar o serviço dos chamados “autorizados” e facilitar a caracterização dos clandestinos.

Hoje, 397 mototaxistas são regularizados. Todos fizeram o curso de capacitação Pará Duas Rodas, promovido pelo Governo do Estado, com aulas sobre direção defensiva, relações humanas e segurança no trânsito. “Nós temos 560 mototaxistas cadastrados no DMTT. Não quer dizer que eles estão autorizados, mas podem dar andamento no processo de regularização”, disse Francisco Xavier Falcão, diretor do departamento.

A regularização da categoria prevê a padronização do capacete, placa e colete, todos vermelhos. O departamento tem o cadastro de todos os autorizados. Portanto, a população pode utilizar o serviço com a maior segurança, visto que se houver algum problema o departamento tem como localizar e tomar providências.

 De acordo com o diretor, o DMTT fiscalizará periodicamente os mototaxistas, assim como acontece no transporte alternativo. “A partir de uma conscientização é que se passa a rejeitar um serviço clandestino. Dessa forma, a população vai ser o maior fiscalizador”, disse Valmir Silva Almeida, presidente da Cootracap (Cooperativa de Transportes Alternativos e Cargas Pesadas).

O diretor ainda alerta a população sobre os riscos de utilizar os clandestinos, como assalto, e recomenda usar somente os autorizados pela prefeitura, garantindo maior segurança aos usuários do serviço.