segunda-feira, 25 de abril de 2011

MULHERES REAGEM POSITIVAMENTE à IMAGEM DE DILMA

Uma pesquisa com técnicas de neuromarketing, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), detectou que as mulheres mudaram a forma como reagem emocionalmente à imagem da presidente Dilma Rousseff. De acordo com o mapeamento das reações conscientes e inconscientes, uma das etapas do estudo feito pelo recém-inaugurado Laboratório de Neuromarketing da FGV, as reações distintas de eleitoras a retratos da petista, como candidata e como presidente, mudaram para melhor. Antes da eleição, a líder nacional provocava nas mulheres uma resposta emocional “negativo-aversiva”. Após dois meses de governo, o público feminino ainda reagia mal a uma fotografia da candidata em um comício, mas a resistência se dissipava quando a imagem mostrada era a de Dilma como presidente. No teste, as mulheres utilizaram uma touca com 21 eletrodos, responsável por registrar o comportamento das ondas cerebrais, que foram sincronizados a outros sensores, com avaliação das frequências cardíaca e respiratória, bem como a condutividade elétrica da pele – que muda em microssegundos em relação a estímulos externos. Informações do Estadão.