terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Estudante de 18 anos é vitima de Raio no Tomba


A estudante Jamile Santos, 18 anos foi atingida com Descarga Elétrica de Raio no final da tarde desta terça-feira (4), quando lavava pratos no quintal da residencia, onde mora, que fica na Rua Salvador no Bairro Tomba, em Feira de Santana.
A estudante foi socorrida por familiares e encaminhada para Policlinica do Tomba. O raio atingiu a perna e o braço esquerdo. Jamile foi transferida para o Hospital Geral Cleriston Andrade, onde ainda se encontra hospitalizada.

MORTES EM 2010

Ao menos 30 pessoas morreram atingidas por raio este ano no Brasil. Somente no Estado de São Paulo, oito morreram após serem atingidas por descargas elétricas entre janeiro e setembro de 2010, de acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
No ano passado, 131 pessoas morreram, sendo 25 paulistas. Já em 2008, foram contabilizadas 160 mortes. Segundo o Elat, somente nos últimos seis dias, 23.520 raios caíram sobre o Estado de São Paulo.
Os Estados mais atingidos por raios são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Cerca de 50 milhões de raios caem anualmente no Brasil. Desse total, 80% caem na primavera e verão, entre outubro e março. A probabilidade de um paulista ser atingido por um raio, nos últimos 10 anos, foi de 0,6 em 1 milhão.
Fonte Época

ENTENDA O RAIO
Um raio é uma descarga elétrica que se produz entre o contato de nuvens de chuva e a terra. Desde a antiguidade os raios encantam e assombram a humanidade com seu aspecto ameaçador e ao mesmo tempo intrigante, que acabou por ser incorporado nos mitos e lendas como elemento de demonstração da existência de deuses poderosos como o grego Zeus, por exemplo.

Benjamin Franklin comprovou a hipótese da origem elétrica dos raios concebendo os pára-raios com a finalidade de proteger as edificações da ação dos raios.

Foi no século XVIII praticamente o início do estudo sistemático da eletricidade. Naquela época não se conhecia uma teoria que explicasse o fenômeno das tempestades e os raios que nelas se manifestavam.

Para que um raio ocorra é preciso que haja excesso de cargas elétricas entre as nuvens e o solo ou entre nuvens. Quando ocorre este desequilíbrio, a natureza tenta equilibrar novamente retirando de onde tem mais para onde tem menos.

Fonte: policiaeviola.blogspot.com