quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Polícia Federal faz varredura na casa de ex-diretores do Banco Panamericano

Agentes da Polícia Federal iniciaram nesta quinta-feira uma operação para cumprir nove mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, Fausto de Sanctis, para esclarecer a fraude no Banco Panamericano. Por meio de nota, a Polícia Federal informou que as investigações do caso entraram em uma nova etapa após o órgão ter recebido documentos do Banco Central. Com base nos dados analisados foi solicitada a autorização da Justiça para realizar buscas e apreensões nas casas dos principais ex-diretores estatutários do Banco Panamericano.
>>BC investigará fatos e responsabilidades envolvendo o Panamericano

>> Silvio Santos coloca SBT e Baú da Felicidade como garantia no aporte ao Panamericano


— Acredita-se que ainda possam ser encontrados indícios dos crimes financeiros apontados pelo Banco Central, provas da autoria e, também, documentos que levem ao rastreamento da quantia bilionária supostamente desviada do banco — assinala a nota da PF.

Ainda de acordo com o comunicado, os principais crimes investigados são gestão fraudulenta, indução de investidor ao erro, inserção de elemento falso em demonstrativos contábeis, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. As penas somadas podem chegar a 37 anos de prisão. Os nomes dos suspeitos não foram mencionados.
O Banco PanAmericano, que pertencente ao Grupo Silvio Santos, recebeu um aporte de R$ 2,5 bilhões do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para cobrir um rombo na contabilidade de operações de crédito. O banco havia vendido carteiras de crédito a instituições financeiras de grande porte, mas continuava a registrar essas operações como ativos, como se a venda nunca tivesse ocorrido. A fraude aumentava os lucros do PanAmericano.


AGÊNCIA BRASIL