terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mãe é presa por crime de abandono intelectual

Foi apresentada na manhã de ontem (27), na Delegacia de Polícia Civil de Santo Estevão, Juscélia Moreira Santana, acusada de cometer crime de abandono intelectual e maus tratos contra a filha de 13 anos.
Após ser flagrada e apresentada pelos Agentes de Proteção a Infância e policiais civis, a acusada foi conduzida para o Presídio Regional de Feira de Santana.
De acordo relatório feito pelo Conselho Tutelar, Juscélia é acusada de torturar a filha com pauladas, queimaduras, surras de cano, além de tortura psicológica e ameaça de morte. Segundo investigações do Juizado da Infância e Juventude e Conselho Tutelar da Comarca de Santo Estevão, a menor, vítima de tortura, também deixou de freqüentar a escola desde o mês de abril.
Além de maus tratos contra a filha, a agressora também é acusada de provocar barracos e praticar violência contra o esposo.

 
Abandono intelectual



De acordo Silvio Belo, coordenador do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Santo Estevão, após implantação da portaria do Toque de Estudo e Disciplina (TED) na Comarca, vários crimes foram descobertos. “O que levou a nosso conhecimento de que a menor estava ausente da escola foi o trabalho realizado pelo TED, que nos fez descobrir que a menor não estava indo para escola”, comentou, enfatizando que, “a ausência da menina na sala de aula também foi motivada pelos maus tratos que a mesma sofria em casa”, completou.
Conforme os despachos do Poder Judiciário, a agressora irá responder por crime de abandono intelectual e torturas contra a filha. A punição poderá ser de quinze dias a um mês de detenção.


Por Clécia Rocha